domingo, 21 de fevereiro de 2010

O mito de Dâmocles, e eu...

Um livro do Shinyashiki conta uma história com a qual muito me identifiquei... o mito de Dâmocles.
Desde que ouvi sua história, contada por uma amiga que me emprestou este livro, fiquei pensando que a mesma sensação do personagem é a que me persegue, no meu dia-a-dia...
Estou disposta a transformar isso, mas resolvi divulgar este mito, porque talvez existam outras pessoas que com ele se identifiquem.

Dâmocles: o mito.

"Dâmocles era um súdito da corte do rei Dionísio, que admirava o reino sem contestações. Seu poder era absoluto e sua palavra, a lei. Vangloriava-se de ser todo-poderoso e vivia submerso nas delícias e vantagens do poder. Sempre que podia, Dâmocles expressava seu sonho de um dia poder ter à mão tudo o que desejasse.
Dâmocles insistiu tanto nesse desejo que Dionísio resolveu revelar-lhe as angústias do poder. Convidou-o para ser rei por um dia, com direito a coroa, cetro, banquete e tudo o mais. Mandou, porém, colocar uma espada em cima do trono, presa por um fio de crina de cavalo.
Dâmocles exultou. Finalmente seu sonho seria realizado. Vestiu-se com pompa, assumiu a condição de rei e mergulhou no banquete em sua homenagem. Porém, no meio da festa, levantou ou olhos e viu, sobre sua cabeça, a espada ameaçadora, que poderia a qualquer momento decepá-lo. Engoliu em seco, ficou morrendo de medo, mas entendeu nessa hora o que são as angústias do poder..."


Roberto Shinyashiki explica que os Dâmocles modernos estão sempre preocupados. Sentem-se ameaçados, tendo ou não estabilidade econômica.
São capazes de se assustar com o simples soar de uma campainha ou telefone.
Uma das piores coisas que podem acontecer a um Dâmocles é ser convocado para uma reunião sem saber antecipadamente qual é o assunto. Sua mente começa a trabalhar, imaginando alguma catástrofe.
Como o Dâmocles original, são pessoas que têm sobre a cabeça uma espada presa por um fio.
Tendem a viver exaustos, pois, além do esforço consumido para realizar seus projetos, gastam uma enorme energia para aplacar os diálogos dentro de suas cabeças.

Muitas vezes, em meu dia-a-dia, me sinto assim... preocupada em realizar minhas metas, porém quando realizo, surgem outras preocupações, que me impedem de desfrutá-las... vejo uma espada sobre minha cabeça.

A espada, apesar de imaginária, traz uma dúvida que enfraquece qualquer um!

--> O remédio para todos que passam por isso, é acreditar!!!
Não se pode deixar de lutar, por medo das conseqüências da luta... para viver intensamente, é necessário conviver com os riscos!
Por isso, acredite sempre, por pior que seja a situação. Não deixe a dúvida tomar conta de você.
Faça o que tem que ser feito, com honestidade e paz de espírito.

Esteja em paz com você, e a compreensão virá do silêncio de sua alma.

"Viver é ser o artista da autocriação". Jacqueline Small.

A criação de si próprio é o melhor combustível de sua evolução. E a melhor vacina contra a acomodação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário